segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Conceituando o Desenvolvimento Sustentável

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.



Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
 
 
 
Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?

O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.
Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.
Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.
Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.
Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.
FONTE: WWF Brasil

10 comentários:

  1. Muito bom o post, muitos falam em desenvolvimento sustentável mas poucos sabem o que é realmente

    ResponderExcluir
  2. Realmente, hoje muitas falam em sustentabilidade, mas poucas realmente sabem o seu significado.

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor o post, nós mesmos tinhamos dúvidas sobre esse termo.
    parabéns.
    Equipe animaisemextincaocsi

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog. Definir o conceito é fundamental para poder também discernir sobre certas empresas que pagam páginas inteiras de publicidade nos jornais para divulgar suas ações "ambientais" e na verdade são as maiores vilãs (Cia de Cigarros Souza Cruz, Aracruz Celulose, Coca Cola, Mac Donalds, etc). Gerardo

    ResponderExcluir
  5. Acho que o mais importante desse texto, é a frase: "reconhecimento de que os recursos naturais são finitos". Alguns ainda não conseguem ver isso.

    ResponderExcluir
  6. Muitas empresas vem que os recursos estão acabando, mas não fazem nada em relação a isso, pois pra elas o que conta é o lucro. Podemos perceber isso pelos preços que estão cada vez mais altos.

    ResponderExcluir
  7. Há quem pense que os países pobres, por serem subdesenvolvidos, teriam um aval para poluírem e se desenvolverem (o próprio protocolo de kioto diz isso!), mas eu penso diferente: os países subdesenvolvidos não devem seguir o exemplo dos atuais países ricos e poluírem inconsequentemente para desenvolverem-se, mas aproveitarem para começar desde o princípio de uma forma sustentável!

    --
    Recicle Ideias!

    ResponderExcluir
  8. "Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico.." Este fato acontece quase sempre, a maioria da população quando se fala em desenvolvimento pensa em economia e igualmente a crescimento. será que isso um dia mudará?!
    Muito interessante o post do grupo, faz as pessoas pensarem bastante no assunto, e ver que nós também pensamos e agimos igual a todos e que devemos começar a mudança em nós não nos outros.

    ResponderExcluir
  9. O grande problema é a ganancia pelo dinheiro e poder que as pessoas, empresas e países tem. Não se importando com a natureza, e para isso esmaga a natureza em busca de seus desejos. Alguns apenas criam situações benefícas a natureza para dizer que contribui, plantam meia dúzia de árvores e se dão por satisfeito. Infelizmente os recursos estão a acabar e só ma mudança drastica no comportamento das pessoas mudaria. Para isso existimos, para ultrapassar os desafios e com pequenas iniciativas, se mantidas e levadas em frente, podemos mudar o mundo. Nós acreditamos!

    Grupo Desigualde Social.

    ResponderExcluir