terça-feira, 22 de setembro de 2009

O PROGRAMA MATA ATLÂNTICA - WWF

- Conforme solicitado pelo professor Gerardo em um dos seus comentários, seguimos à risca sua dica, e aqui está uma ação da WWF no Brasil, que dentre todas, é uma das mais famosas.



PROGRAMA MATA ATLÂNTICA


As ações do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil visam aliar o bem-estar humano à conservação da biodiversidade e à manutenção da qualidade e integridade dos solos e dos recursos hídricos.



Variados tipos de florestas, relevos e populações dão cara à Mata Atlântica, ao longo de 17 estados brasileiros, Paraguai e Argentina. Recordista mundial em biodiversidade, essa floresta tropical é também uma das mais ameaçadas do planeta, com 7,3% de sua área original sobrevivendo na região mais desenvolvida e ocupada do país.



A partir desse cenário, o Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil vem trabalhando com a missão de aliar o bem-estar humano à conservação da biodiversidade, qualidade e integridade do solo e dos recursos hídricos.



Para isso, construiu uma agenda brasileira e independente, com linhas de ação focadas nos poucos remanescentes que se mantém: a linha de planejamento ecorregional, que visa nortear ações para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais; a de áreas protegidas, apoiando a criação e implantação de Unidades de Conservação (UC) no Bioma; e a de reabilitação da paisagem, visando um aumento da área de florestas integradas às atividades econômicas.



Duas importantes concepções orientam as iniciativas do programa desde o início: a definição de Ecorregiões – extensas partes de terra ou água que compartilham espécies e condições ambientais comuns – e a Visão de Biodiversidade – uma ferramenta de planejamento que identifica áreas críticas a serem conservadas em escala de 50 a 100 anos.



Os projetos se basearam, assim, na Ecorregião Florestas do Alto Paraná, Ecorregião Florestas Costeiras de Pernambuco e Ecorregião da Serra do Mar.



Aos poucos, vem-se promovendo a articulação entre diferentes públicos que interferem na manutenção da Mata Atlântica: proprietários de terra, poder executivo e legislativo, organizações locais entre outros.



A busca vai desde o fortalecimento do movimento de reservas privadas no bioma, a criação de condições para o uso público e o ecoturismo em Unidades de Conservação, estudos para a criação de UCs, até capacitação de gestores, promoção da restauração agroflorestal, publicações educativas e campanhas de sensibilização da população para essas reservas naturais.

9 comentários:

  1. É muito bom saber que alguem se preocupa com o futuro, pois, preservando a mata atlantica estamos preservando o nosso futuro.
    Um tempo atrás, uma professora comentou com o 2ºC sobre o estado do Mato Grosso, onde os agricultores só podem desmatar ..%, e eles estavam reinvindicando para poder desmatar mais e plantar mais hectares de soja. Essas pessoas deveriam receber uma punição, pois só estão interessadas no dinheiro e no rendimento da sua colheita, sem se importar com o planeta.
    Parabéns pelo blog! :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo reconhecimento, o blog de vocês também está excelente. De fato, essa punição deve ser feita, pois desmatar é proibido, ainda mais numa área tão conceituada e importante como a Mata Atlântica.

    ResponderExcluir
  3. A preservação da Mata Atlântica é fundamental hoje, para um futuro melhor para todos e para o planeta. A iniciativa desse projeto foi muito legal, essas linhas de ação focadas nos poucos remanescentes que se mantém parece que será de extrema importância para conservação do nosso planeta. O grupo está de parabéns por ter conseguido uma informação tão interessante para todas as pessoas e por estar concientizando todos para um planeta melhor.

    ResponderExcluir
  4. muito boa, essa informação sobre mata atlântica. Vocês sabem sobre a polémica lei de reserva ambiental, que exige a reconstituição da mata destruida? ela já está em vigor? foi sancionada por Lula?
    Gerardo

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o post, até porque é o mesmo tema que tratamos na nossa pesquisa. Durante o projeto, percebemos que hoje a Amazônia ganha um destaque maior e consequentemente, maior preocupação do que a Mata Atlântica. Vocês não concordam?

    ResponderExcluir
  6. De acordo com as informações adquiridas nos meios de comunicação, a lei de Reserva Ambiental ainda não está em vigor, mas os proprietários locais devem se adequar à mesma até o dia 14 de dezembro deste ano.

    E quanto ao comentário do Blog Mata Extinta, de fato, a mata atlântica merece um foco maior pois é uma área que está sendo devastada e pode causar sérios problemas não só ao Brasil mas ao mundo.

    Nossos agradecimentos à participação de todos no blog.

    ResponderExcluir
  7. Achamos muito interessante as informações a cerca da Mata Atlântica, mas uma pergunta surgiu: Qual o conceito, ou melhor o que é definitivamente considerado Mata Atlântica?
    Obrigado, o blog de vocês está show de bola, muito supimpa jóinha, forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Respondendo a econoeco:

    A mata atlântica é um bioma(um conjunto de ecossistemas) brasileiro. As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. Não deve ser confundida com a floresta Amazônica, ou selva Amazônica, que é um outro bioma do Brasil. Foi a segunda maior floresta tropical da América do Sul, porém foi constantemente desmatada.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!
    É muito bom saber que alguém se preocupa com o futuro, pois, preservando a mata atlântica estamos preservando o nosso futuro, esse projeto que visa aliar o bem-estar humano à conservação da biodiversidade e à manutenção da qualidade e integridade dos solos e dos recursos hídricos. Com isso construiu uma agenda brasileira e independente, com linhas de ação focadas nos poucos remanescentes que se mantém: a linha de planejamento ecorregional, que visa nortear ações para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais; a de áreas protegidas, apoiando a criação e implantação de Unidades de Conservação (UC) no Bioma; e a de reabilitação da paisagem, visando um aumento da área de florestas integradas às atividades econômicas.

    Saudações grupo Desigualdade Social.

    ResponderExcluir